BIOVITA ZINCO

LABORATÓRIO FARMACÊUTICO VITAMED LTDA

Biovita Zinco Laboratório Farmacêutico Vitamed LTDA.

Comprimidos Efervescentes (ácido ascórbico 1g + zinco 10mg) Biovita Zinco Comprimidos Efervescentes

BIOVITA ZINCO

ácido ascórbico 1g zinco 10mg

APRESENTAÇÕES

Ácido ascórbico 1g e Zinco 10mg.

Cartucho contendo 10 e 30 comprimidos efervescentes.

USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Cada comprimido efervescente contém:

ácido ascórbico (vitamina C) . . . . . . . . 1 g zinco . . . . . . . . 10 mg Excipientes . . . . . . . . qsp . . . . . . . . 1 comprimido efervescente (Excipientes: ácido cítrico; bicarbonato de sódio; lactose; aroma sólido de tangerina; aroma sólido de laranja;

aspartame; óleo mineral; maltodextrina; corante amarelo n° 6).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é indicado nos casos de convalescença; casos pós-cirúrgicos; como cicatrizante; como antioxidante; como auxiliar do sistema imunológico; em dietas restritivas ou inadequadas, onde há deficiência de vitamina C.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O ácido ascórbico (vitamina C), juntamente com o zinco desempenham importante papel no fortalecimento do sistema imunológico. Ambos não são produzidos pelo organismo e têm que ser obtidos através de fontes externas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Contraindicações: O produto BIOVITA ZINCO não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da formulação. Também não deve ser utilizado em pacientes com litíase oxálica e úrica (pedra nos rins) e insuficiência renal.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista. Informar ao médico a ocorrência da gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao seu médico se está amamentando.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em pacientes com dietas com restrição de sódio deve-se considerar que cada comprimido de BIOVITA ZINCO contém 0,274 g de sódio por comprimido.

Idosos: Não constam na literatura relatos sobre advertências ou recomendações do uso adequado por pacientes idosos.

Gravidez: Categoria A: Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista. Informar ao médico a ocorrência da gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao seu médico se está amamentando.

Atenção Fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

Interações medicamentosas: Alguns medicamentos podem diminuir a absorção da vitamina C pelo organismo. Estes medicamentos compreendem os anticoncepcionais orais e corticosteróides. O ácido acetilsalicílico, os barbitúricos e a tetraciclina aumentam a eliminação da vitamina C pela urina. O zinco pode prejudicar a absorção das tetraciclinas. A maioria dos fármacos quelantes pode diminuir os níveis plasmáticos Biovita Zinco Comprimidos Efervescentes do zinco, como etambutol, cloroquinas, dissulfiram e penicilamina. A clorotiazida e o glucagon levam ao aumento de zinco na urina.

Interações com alimentos: O zinco tem sua absorção prejudicada na presença de alimentos. Para tanto, devese administrar o produto no intervalo entre as refeições.

Interações com testes laboratoriais: O ácido ascórbico (vitamina C) pode interferir em alguns exames laboratoriais. Para evitar tal interação, suspenda o uso por uns dias antes da realização destes exames.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

BIOVITA ZINCO deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Manter o produto na embalagem original.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Após aberto, o produto pode ser consumido até o prazo de validade. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Contém tampa com agente dessecante. Manter o frasco bem fechado.

Biovita Zinco apresenta-se sob a forma de pastilha de formato circular de cor amarelada, com a superfície lisa e livre de falhas e sabor laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Recomenda-se um comprimido ao dia ou a critério médico. Dissolver o comprimido em meio copo de água e beber imediatamente após o término da diluição.

Risco de uso por via de administração não recomendada: Não há estudos dos efeitos de Biovita Zinco administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Quando houver esquecimento, tomar uma dose normal no próximo horário, não sendo necessário suprir a dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): azia, náuseas, vômitos, diarreia e aumento da diurese.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): litíase oxálica ou úrica.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Biovita Zinco Comprimidos Efervescentes Ocasionalmente, altas doses de ácido ascórbico (3 g ou mais) podem causar leves efeitos diuréticos ou diarreicos. Altas doses de zinco (30 mg ou mais) podem causar náuseas, vômitos e diarreias. Se houver caso de ingestão proposital ou acidental de grandes quantidades do produto, os principais sintomas que podem ocorrer são: náuseas, vômitos e diarreia. Neste caso, deve-se suspender o uso e procurar imediatamente orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

M.S.: 1.1695.0037 Farmacêutico responsável: Glauco Fernandes Miranda – CRF/RS 5252 Laboratório Farmacêutico Vitamed Ltda Rua Flávio Francisco Bellini, 459 Caxias do Sul-RS CNPJ: 29.346.301/0001-53

INDÚSTRIA BRASILEIRA

SAC: (54) 4009-3210 [email protected] www.vitamed.com.br Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

Lote, data de fabricação e validade: vide rótulo e/ou cartucho.

Histórico de Alterações da Bula Dados da submissão eletrônica Data do Nº do Assunto expediente expediente 22/04/2013 0309509/13-6 10461ESPECÍFICO – Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12 25/04/2017 Gerado no 10454 – peticionamento

ESPECÍFICO

– Notificação de Alteração de Texto de Bula – RDC 60/12 Dados da petição/notificação que altera a bula Data do Nº do Assunto Data de expediente expediente Aprovação 22/04/2013 0309509/13-6 1046122/04/2013

ESPECÍFICO

– Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12 - Dados das alterações de bulas Itens de Bula Versões Apresentações (VP/VPS) relacionadas Versão Inicial

VP

- 10 Comprimidos

VPS

efervescentes - Apresentações

VP VPS