BIOARGI-C

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A

BIOARGI-C

(aspartato de arginina + ácido ascórbico) União Química Farmacêutica Nacional S.A Comprimido efervescente 1.000 mg + 1.000 mg

BIOARGI-C

aspartato de arginina + ácido ascórbico Comprimido efervescente

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Comprimido efervescente 1.000 mg + 1.000 mg: embalagem contendo 10, 16 ou 30 comprimidos efervescentes.

USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Cada comprimido efervescente contem:

aspartato de arginina . . . . . . . . 1.000 mg* ácido ascórbico . . . . . . . . . . . . . . . . 1.000 mg *Equivalente a 567 mg de arginina base Excipientes: bicarbonato de sódio, corante amarelo crepúsculo, carbonato de sódio, macrogol, sucralose, aroma de laranja, ácido cítrico, sorbitol e água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

BIOARGI-C, contém um aminoácido, o aspartato de arginina e uma vitamina, ácido ascórbico (vitamina C), é um medicamento indicado como suplemento vitamínico e/ou mineral pós-cirúrgico/cicatrizante, suplemento vitamínico e/ou mineral em dietas restritivas e inadequadas, suplemento vitamínico e/ou mineral em doenças crônicas/convalescença, suplemento vitamínico e minerais antioxidantes, suplemento vitamínico como auxiliar do sistema imunológico.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

BIOARGI-C consiste na associação do aspartato de arginina e ácido ascórbico (vitamina C).

A arginina é um aminoácido, substância formadora das proteínas. Além de fazer parte das proteínas, a arginina atua em vários mecanismos importantes do organismo, incluindo divisão celular, cicatrização e feridas e no sistema imunológico. A vitamina C é utilizada em várias reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, proteína que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes.

Tempo médio do início da ação: o pico de concentração plasmática da arginina e do ácido ascórbico por via oral ocorre após 90 e 120 minutos respectivamente.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

BIOARGI-C é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade à arginina, ao ácido ascórbico ou a qualquer outro componente da fórmula. Também não deve ser utilizado em pacientes com litíase urinária (pedra nos rins) acompanhada por oxalúria (presença de oxálico na urina) e insuficiência renal severa.

Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 12 anos de idade.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e precauções BIOARGI-C deve ser utilizado com cautela em pacientes com doença renal ou anúria, doença hepática ou diabetes. Informe seu médico se você tiver um desses problemas.

A ingestão de doses altas de ácido ascórbico pode causar anemia hemolítica em pacientes portadores de deficiência de G6PD e pode, também, aumentar a absorção de ferro em pacientes portadores de anemia sideroblástica, hemocromatose ou talassemia. A administração de doses elevadas de vitamina C pode precipitar a formação de cálculos renais de oxalato em pacientes predispostos.

Deve-se ter cautela com a dose de BIOARGI-C utilizada.

Gravidez e amamentação 1 Não são conhecidos efeitos adversos da utilização de BIOARGI-C durante a gravidez e a amamentação. Se você está grávida ou amamentando, não toma doses altas, pois a vitamina C atravessa a placenta e é excretada no leite materno.

BIOARGI-C só deve ser utilizado durante a gravidez e lactação quando os benefícios esperados superem os possíveis riscos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista.

Uso em idosos e outros grupos de risco Não existem cuidados ou recomendações especiais referentes ao uso da vitamina C e do aspartato de arginina por pacientes idosos.

Uso em crianças Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 12 anos de idade.

Interações com alimentos, bebidas e outros medicamentos O uso concomitante de ácido ascórbico com barbitúricos, primidona ou salicilatos pode aumentar a excreção urinária de vitamina C. O ácido ascórbico pode aumentar os níveis plasmáticos de etinilestradiol. O uso crônico de ácido ascórbico ou quando tomado em altas doses, pode interferir com a interação álcool-dissulfiram.

A vitamina C administrada junto com a deferoxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos.

Não existem outras interações significativas na administração concomitante entre alimentos e BIOARGI-C.

Você não deve tomar doses altas de medicamento contendo vitamina C caso sofra de doenças associadas à retenção de ferro. Não devem tomar este medicamento pacientes com determinadas doenças metabólicas raras.

Direção de veículos e operação de máquinas Você pode dirigir e lidar com máquinas normalmente durante o tratamento com BIOARGI-C.

Interação com exames laboratoriais O ácido ascórbico pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para a determinação de glicemia, glicosúria (presença de glicose na urina) e níveis séricos de transaminases, desidrogenase e 4 de 13 bilirrubina. Também pode condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fezes.

É necessário interromper o uso de BIOARGI-C antes desses exames. O tratamento pode ser interrompido sem danos ao paciente.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC); proteger da luz e umidade.

O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).

Frasco com 10 comprimidos: após aberto, válido por 10 dias.

Frasco com 16 comprimidos: após aberto, válido por 16 dias.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico: comprimido circular, mesclado de laranja e branco, sabor laranja Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Modo de usar Dissolver os comprimidos em meio copo de água e beber imediatamente após o término da dissolução, de preferência durante as refeições.

2 Para abrir o tudo, force o lacre para baixo e, depois, empurre a tampa para cima Risco de uso por via de administração não recomendada Não há estudos dos efeitos de BIOARGI-C administrados por vias não recomendadas.

Portanto, para garantir a segurança e eficácia deste medicamente, a administração deve ser somente pela via oral.

Posologia Em geral, recomenda-se a ingestão de 1 comprimido efervescente ao dia, ou a critério médico, por via oral.

Para quadros de recuperação pós-cirúrgica/cicatrizante ou como auxiliar do sistema imunológico: 01 comprimido efervescente ao dia, durante o período de 1 a 2 semanas.

Para quadros de dieta restritivas e inadequadas ou quadro de doença crônica: 01 comprimido efervescente ao dia, durante 30 dias.

A Ingestão Diária Recomendada de vitamina C pode ser observada na tabela a seguir:

Posologia IDR* % IDR* diária recomendada:

Adultos Gestantes Lactante Adultos Gestante 1.000 mg 45 mg 55 mg 70 mg 2.222 % 1.818 % Vitamina C * IDR = Ingestão Diária Recomendada Lactante 1.428 % Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo de 1 comprimido a cada 24 horas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Após o uso de altas doses de ácido ascórbico, foram relatadas as seguintes reações: diarreia, rubor facial, cefaleia, disúria, náusea, vômito e dores de estômago.

A ingestão crônica de doses muito altas de ácido ascórbico pode causar dependência; a redução repentina para doses moderadas, normalmente adequadas, pode provocar escorbuto reflexo. Este fenômeno pode ser evitado reduzindo-se a dose de maneira gradual. Foram relatados casos de cólica e distensão abdominal após administração oral de arginina em pacientes portadores de fibrose cística.

A arginina pode desencadear reações alérgicas na pele.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Até o presente momento, não foi relatado nenhum sintoma decorrente de superdose com BIOARGI-C.

Entretanto, embora a vitamina C não seja tóxica e possua boa tolerabilidade no organismo, no caso de ingestão acidental ou intencional de elevadas doses (3 g ou mais) podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreias. Caso estas reações ocorram e haja suspeita de superdose, na terapêutica deverá ser avaliado o tempo de ingestão e as possíveis condutas são: hidratação, lavagem gástrica, uso de carvão ativado e monitorização.

3 Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE

ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Registro MS – 1.0497.1382

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A

Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 Embu-Guaçu – SP – CEP: 06900-000 CNPJ: 60.665.981/0001-18 Indústria Brasileira Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas CRF-SP: 49136 Fabricado na unidade fabril:

Trecho 1, Conjunto 11, Lote 6/12 Polo de Desenvolvimento JK Brasília – DF – CEP: 72549-555 CNPJ: 60.665.981/0007-03 Indústria Brasileira SAC 0800 11 1559 4 Anexo B Histórico de Alteração para a Bula Dados da submissão eletrônica Data do expediente Nº do expediente Assunto 15/05/2015 Gerado no momento do peticionamento 10461 –

ESPECÍFICO

– Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12 Dados da petição/notificação que altera bula Dados das alterações de bulas Data do expediente Nº do expediente Assunto Data de aprovação Itens de Bula Versões (VP / VPS) Apresentações relacionadas 15/05/2015 Gerado no momento do peticionamento 10461 – ESPECÍFICO – Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12 15/05/2015 Versão inicial

VP VPS